Lula se articula para impedir sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem atuado, com apoio do Itamaraty, para evitar que o governo dos Estados Unidos (EUA) adote sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi apurada pelo portal Metrópoles junto a fontes do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com as apurações, o chanceler brasileiro Mauro Vieira informou que não houve qualquer conversa com a gestão do ex-presidente Donald Trump sobre o tema. As tratativas diplomáticas estão sendo conduzidas pela atual embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, que lidera os contatos desde que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, sinalizou, na semana passada, a “possibilidade” de sanções contra o ministro.
Segundo fontes diplomáticas, nas conversas, o Brasil reforça a histórica relação de cooperação entre os dois países e afirma que eventuais sanções seriam interpretadas como um “ataque à soberania brasileira”. O Itamaraty orientou que não haja manifestações públicas e que os detalhes das articulações não sejam expostos.
Alexandre de Moraes tem sido mantido informado sobre o andamento das negociações, tanto pelo Itamaraty quanto por ministros do governo federal próximos a ele. O presidente Lula, inclusive, já teria feito um contato telefônico direto com o magistrado.
Por @priiseles / TVG Multi via Maisgoiás
COMENTÁRIOS